Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DISSERTAÇÃO-ATIVIDADES

Modelo de Texto Dissertativo

Floresta, uma riqueza a proteger

Vitor Sousa

A floresta é um importante Recurso Natural, cumpre funções de proteção ambiental, de produção e de recreio e por isso importa proteger e promover. A gestão florestal passa cada vez mais por assumir a floresta como um todo, como um espaço de uso múltiplo, onde as diferentes atividades como a produção de madeira e fruto, a silvopastoricia, a caça, a pesca, a apicultura, os passeios pedestres, o turismo da natureza, entre muitas outras, proporcionam um rendimento contínuo e regular, sem ser exclusivamente o retirado do corte de árvores, ao mesmo tempo que contribuem para a proteção contra incêndios e proteção da natureza.
( Introdução)
Sabendo do importante papel que desempenha um espaço florestal, é de extrema importância protegê-lo. Com o aproximar do Verão o risco de incêndio aumenta, locais sem limpeza e com grande quantidade de “combustível” acumulado constituem um perigo para as populações locais e para o espaço florestal. A proteção das pessoas e bens tem de estar acautelado. A limpeza de caminhos e aceiros é fundamental para um rápido e eficaz combate ao incêndio florestal. Só assim cumprem as funções a que estão destinados, ou seja, evitar que um incêndio se propague por uma grande área. (desenvolvimento)
Cabe ao cidadão tomar medidas de auto-proteção, onde a mais importante é a limpeza em redor da sua habitação, no entanto cabe aos gestores políticos, o não menos importante papel de informar e sensibilizar a população local sobre as medidas que podem e devem ser tomadas para sua proteção. Ir junto da população é, em alguns casos, a única forma de acesso a este tipo de informação. Informar o cidadão comum, é contribuir para a sua segurança e para a segurança dos bens e floresta que o rodeiam.(conclusão)
(Modelo de texto dissertativo)

  1. Dê continuidade aos textos a seguir, utilizando uma das técnicas indicadas entre parêmteses:
    a) Há dois aspectos que devem ser considerados quando se discute preveção contra Aids: a veinculação de informações sobre medidas preventivas e a mudança da metalidade e dos valores das pessoas. (alusão histórica)

    b) Que futuro terão os 16 milhões de brasileiros que são analfabetos? ( interrogação)

    c) O mundo está passando por uma séria recessão provocada pela volatilidade dos fluxos internacionais de capital especulativo. O dinheiro hoje está num país e como num passe de mágica e com algumas tecladas num computador, pode ir parar em outro país que o especulador julgar mais rentável ou mais seguro. (declaração inicial)

    d)
    Alguns países defendem a democracia, porém o povo não está preparado para tê-la. É necessário que se tenha um domínio cultural para que tenhamos um povo digno. (Definição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário