Powered By Blogger

domingo, 13 de maio de 2012

Conversa de botequim ( Leitura e Interpretação) 9º ano


Conversa de botequim

Vadico e Noel Rosa





Seu garçom faça o favor

De me trazer depressa

Uma boa média que não seja requentada,

Um pão bem quente com manteiga à beça,

Um guardanapo

E um copo d`água bem gelada

Fecha a porta da direita

Com muito cuidado

Que eu não estou disposto

A ficar exposto ao sol

Vá perguntar ao seu freguês do lado

Qual foi o resultado do futebol





Se você ficar limpando a mesa,

Não me levanto nem pago a despesa

Vá pedir ao seu patrão

Uma caneta, um tinteiro,

Um envelope e um cartão

Não se esqueça de me dar palitos

E um cigarro pra espantar mosquitos

Vá dizer ao charuteiro

Que me empreste umas revistas

Um isqueiro e um cinzeiro





Telefone ao menos uma vez

Para 34-4333

E ordene ao seu Osório

Que me mande um guarda-chuva

Aqui pro nosso escritório

Seu garçom me empreste algum dinheiro

Que eu deixei o meu com o bicheiro,

Vá dizer ao seu gerente

Que pendure essa despesa

No cabide ali em frente























1)     Logo no primeiro verso, por meio do uso de um vocativo, fica claro quem fala e quem escuta nessa “conversa”.

a)     A quem a personagem que fala na canção se dirige?

b)     Quem é a personagem que fala?





2)     Observe como o tamanho dos versos desta canção varia muito. Pensando também no título, como você explicaria esse fato?





3)     No entanto, para realizar-se como canção, a letra e a melodia devem manter ainda alguma regularidade. Assinale as rimas da canção.





4)     Em que modo estão os verbos usados pela personagem para se dirigir ao garçom? Por quê?





5)     Na primeira estrofe, o “cliente” faz ao garçom uma série de pedidos.

a)     O que ele pede?

b)     Esses pedidos são adequados à situação?





6)     Na segunda estrofe outros pedidos são feitos.

a)     Quais são eles?

b)     Esses pedidos são adequados à situação?





7)     Na última estrofe, o “cliente” parece passar dos limites.

a)     O que ele pede ao garçom?

b)     Explique por que esses pedidos excedem o que se espera que um cliente peça a um garçom.

c)     Como o botequim é chamado pelo cliente?

d)     O que esse cliente vai fazer no botequim?





8)     Por ser o fragmento de um diálogo, “Conversa de botequim” reforça a coloquialidade própria do gênero canção. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário